Volume de boi vivo exportado em 2018 quase dobra em um ano

Boi

Volume de boi vivo exportado em 2018 quase dobra em um ano

Os principais destinos dos animais brasileiros foram Turquia, Egito e Líbano, países que preferem realizar o abate do gado conforme suas próprias diretrizes

recorde de gado vivo
Foto: Governo do Maranhão

O volume de boi vivo exportados pelo Brasil em 2018 praticamente dobrou em relação ao ano anterior. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em 2017, o país embarcou pouco mais de 407 mil cabeças, saltando para 790 mil cabeças no ano passado.

Os principais destinos dos animais brasileiros foram Turquia, Egito e Líbano, justamente países que, geralmente, preferem realizar o abate do gado conforme suas próprias diretrizes.

As exportações brasileiras de animais em pé, além de ocorrerem para fornecer boi para abates específicos, são voltadas também para atender demandantes à procura de gado com boa genética para reprodução, como é o caso do Paraguai.

Em relação à arroba, de acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o indicador do boi gordo Esalq/BM&FBovespa registra média de R$ 152,18 nesta parcial de janeiro (até o dia 30), 1,3% acima da de dezembro de 2018 e 3,8% maior que a do mesmo período do ano passado.

 

Sair da versão mobile