Cavalo cego conquista três recordes mundiais do Guinness

Pecuária

Cavalo cego conquista três recordes mundiais do Guinness

A dona do animal espera que a história dele inspire a comunidade equestre a se concentrar nas habilidades dos cavalos cegos, e não em suas diferenças

O Guinness World é a autoridade mundial quando se trata de recordes. Famoso pelos casos inusitados e bizarrices, a bola da vez é o caso de um cavalo. Mas não qualquer tipo de equino. O animal, não tem olhos e é incapaz de enxergar.

Mesmo com essa limitação,” Endo, o cego”, como é chamado pela seu dona Morgan Wagner, conseguiu bater três recordes mundiais que foram registrados pelo Guinness.

O cavalo Appaloosa (raça americana de equino) alcançou três incríveis ​recordes:

  • Maior salto livre de um cavalo cego – 106 cm
  • Maior número de mudanças de vôo por um cavalo em um minuto – 39
  • Tempo mais rápido para um cavalo cego tecer cinco postes – 6,93 seg  

História de vida

Endo foi diagnosticado com uveíte recorrente equina aos oito anos de idade. O distúrbio é comum e a principal causa de cegueira em cavalos.

Dessa forma, sabendo que Endo estava enfrentando uma vida sem visão, Morgan estava determinada a preparar o cavalo a fazer tudo que um animal com plena visão faria.

Contudo, Endo ficou apavorado ao tentar voltar a vida normal. Não importa o que eles fizessem para se preparar, o animal se mostrava relutante.

“Ele estava com muito medo no começo, então eu o levei para passear pelo celeiro e depois fiz um passeio pela propriedade”, revelou Morgan ao site Paullick Report.

Endo rapidamente recuperou sua confiança graças ao amor e apoio sem fim de seu dono e começou a reaprender as habilidades e atividades de que gostava.

Então, 14 anos depois, Endo pode fazer tudo que um cavalo com visão pode fazer. Ele compete, faz trilhas, viaja, pula e quebra recordes.

Cavalo inspiração

Morgan espera que a história de Endo inspire a comunidade equestre a se concentrar nas habilidades dos cavalos cegos, e não em suas diferenças.

“Não tenha grandes objetivos. O que seu animal pode fazer naquele momento, está ótimo. Ele merece uma recompensa. A evolução ocorre de pouco em pouco”, disse Morgan.

A dona também quer que o mundo saiba o quanto está orgulhosa de seu amigo de quatro patas, não apenas por causa de suas conquistas recordes, mas porque, apesar de perder os olhos, ele nunca perdeu o espírito.

“Sou muito grata ao Guinness World Records por nos deixar ter uma plataforma para cavalos cegos mostrarem ao mundo que eles ainda são capazes de qualquer coisa.”

Sair da versão mobile