Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SETOR NÃO FOI ISENTO

Com tarifaço, exportadores de carne bovina dizem que carga tributária ultrapassará 76%

Associação de indústrias de carnes defende diálogo com EUA para evitar taxação a partir do dia 6 de agosto

Resíduos na carne: veterinário alerta sobre carência de medicamentos no rebanho
Resíduos na carne: veterinário alerta sobre carência de medicamentos no rebanho

Após a assinatura da Ordem Executiva por Donald Trump, que estabeleceu a taxação de 50% sobre as exportações brasileiras, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) divulgou nota dizendo que somada à alíquota atual de 26,4%, a carga tributária total ultrapassaria 76%, comprometendo a viabilidade econômica das exportações ao mercado norte-americano.

De acordo com a entidade, os EUA que importou 229 mil toneladas em 2024 e para 2025, a previsão era atingir 400 mil toneladas. A carne bovina ficou de fora da lista de produtos isentos da tarifa extra.

Ainda de acordo com a nota, a Abiec mantém diálogo com os importadores norte-americanos e conversa com o governo federal em busca de uma solução para o impasse. A taxa começa a vigorar a partir do dia 6 de agosto, de acordo com decreto assinado pelos presidente dos Estados Unidos.

“A entidade está em diálogo com os importadores norte-americanos e colabora com o governo federal na busca de uma solução negociada. Reforça a importância de preservar o fluxo comercial com os EUA, que enfrentam atualmente o menor ciclo pecuário dos últimos 80 anos. Também destaca a atuação conjunta do esforço do Ministério da Agricultura e Pecuária na abertura de novos mercados e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) nas articulações diplomáticas e comerciais”, diz trecho da nota.

Sair da versão mobile