Governo diz que vai apoiar exportadores de frango após medida chinesa | Canal Rural

Governo diz que vai apoiar exportadores de frango após medida chinesa

O Brasil espera que o governo da China termine a investigação em curso, sem a aplicação de medida antidumping definitiva ao setor

Fonte: Pixabay/montagem Canal Rural

Os Ministérios da Agricultura, da Indústria, Comércio Exterior e Servços (Mdic) e de Relações Exteriores lamentaram, em nota conjunta, a aplicação, pelo governo da China, de medidas antidumping contra a carne de frango do Brasil. “O Brasil manifestou formalmente, no âmbito da investigação, seu entendimento sobre a inexistência de dano aos produtores chineses de produtos de frango causado pelas exportações brasileiras e sobre a ausência de requisitos previstos na normativa da Organização Mundial de Comércio (OMC) que autorizem a imposição de medidas antidumping”, dizem no comunicado.

Nesta sexta-feira, o Ministério do Comércio da China anunciou que adotará; a partir deste sábado tarifas antidumping contra a importação de frangos do Brasil.  A decisão foi tomada depois que a autarquia iniciou uma investigação, em agosto, após reclamações de produtores chineses sobre os preços mais baixos de frangos importados do Brasil. As tarifas que variam de 18,8% a 38,4%. .

O governo brasileiro diz que seguirá em contato com as empresas exportadoras e a associações representativas do setor no Brasil, “fornecendo todo o apoio necessário no transcorrer da investigação e atento ao fiel cumprimento dos acordos da OMC”. “Considerando a ausência de fundamentos no caso concreto, o Brasil espera que o governo da China termine a investigação em curso, sem a aplicação de medida antidumping definitiva”, afirmam.

“O governo brasileiro, no contexto da Parceria Estratégica Global com a China, reitera o seu compromisso na busca de soluções concertadas para questões comerciais, conforme acordado entre os Presidentes dos dois países, em setembro de 2017, em Pequim”, acrescenta na nota.

Sair da versão mobile