‘Falta vontade política para suspender importações de lácteos do Mercosul’ Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

‘Falta vontade política para suspender importações de lácteos do Mercosul’

Segundo o comentarista Benedito Rosa, o governo não deve suspender as importações devido a um acordo do Brasil com o Mercosul

A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) aguarda um posicionamento do governo, após solicitar à ministra da Agricultura Tereza Cristina, a suspensão de lácteos de países do Mercosul. Apesar do apelo da entidade, o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, acredita que o governo não terá como atender ao pleito.

“O Tratado de Assunção não permite que o governo brasileiro suspenda o comércio de itens com o Mercosul sem um motivo grave. Se o Brasil adotar essa postura, pode sofrer sanções na OMC [Organização Mundial do Comércio]”, destaca o comentarista.

Por outro lado, Rosa diz que existem alternativas para amenizar a entrada do produto estrangeiro. “No passado, houve um acordo com o setor privado para limitação das importações. Há outras formas de atuar nessa questão sem interferir as regras do mercado, mas é preciso competência. A ministra da Agricultura já se mostrou disposta a resolver o assunto, mas não tem o apoio do governo. Falta vontade política para suspender as importações de lácteos”, afirma Benedito Rosa.

Ainda de acordo com ele, as indústrias devem reduzir as compras de fora do Brasil, a fim de evitar uma dinâmica onde, segundo ele, as empresas ditam as regras de negociação com os produtores de leite.

 

Sair da versão mobile