Governo reedita portaria autorizando reidratação apenas de leite nacional | Canal Rural

Governo reedita portaria autorizando reidratação apenas de leite nacional

Alteração ocorre por pressão de produtores da Região Sul, que sofriam com entrada do produto em pó proveniente do Uruguai

Fonte: Pixabay/divulgação

O Ministério da Agricultura reedita nesta sexta-feira, dia 21, a portaria que permite a venda de leite reidratado, mas define que o processo de reconstituição do produto a partir de leite em pó seja feito apenas pela indústria brasileira e com produto nacional. A portaria foi alterada por pressão de produtores de leite do Sul do país, que sofriam com a entrada do leite em pó uruguaio para ser reidratado, basicamente por indústrias de estados nordestinos. 

Assim que assumiu, o ministro Blairo Maggi publicou a primeira portaria para incentivar as vendas de leite em pó da indústria do Sul para a reidratação no Nordeste, mas não havia na determinação uma proibição para o produto importado. Mas os produtores brasileiros, principalmente os gaúchos, sofreram com a concorrência uruguaia e pressionaram o governo a limitar a venda apenas ao produto nacional.

O secretário de Política Agrícola, Neri Geller, evitou falar em restrição à bebida importada e disse apenas que a reedição da portaria atende a uma demanda local para atender a região da Sudene, principalmente o estado de Pernambuco, onde a produção láctea local sofreu com a estiagem. “A portaria para a venda de leite reidratado foi feita para uma situação específica de seca no Nordeste”, disse. 

Sair da versão mobile