Leite pode ter garantia de preço mínimo efetiva | Canal Rural

Leite pode ter garantia de preço mínimo efetiva

Projeto de lei foi aprovado por comissão do Senado para forçar estabelecimento de preços que atendam às reais necessidades dos pecuaristas; produto integra política de garantia desde 2008, mas valores estão defasados

Fonte: Agência Brasil

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou nesta terça-feira, dia 5, o Projeto de Lei da Câmara 215/2015 que inclui o leite na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A medida beneficia os produtores rurais, sobretudo os pequenos e médios, que tendem a sofrer mais financeiramente com as oscilações de preço do mercado. O texto segue para o plenário da casa com pedido de urgência na votação.

O leite, na verdade, já faz parte da PGPM desde 2008, tendo sido incluído na lista de produtos por meio de decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), autor do projeto, o objetivo agora é o de forçar o estabelecimento de preços que atendam às reais necessidades dos produtores.

Segundo o assessor técnico da Comissão de Pecuária Leiteira da CNA, Thiago Rodrigues, o preço mínimo atual está defasado e não serve de parâmetro para as relações com compradores. O preço é regionalizado. No Centro-Oeste, por exemplo, o litro de leite, segundo a tabela da PGPM da Conab, custa R$ 0,83 por litro. Mas as indústrias pagam em média R$ 1,35 pelo produto. “O que o setor defende é uma atualização desses preços”, diz Rodrigues.

Sair da versão mobile