Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

REFERÊNCIA NACIONAL

Mato Grosso do Sul se destaca como polo florestal do Brasil; entenda

Estado aumenta área de florestas plantadas em 88% na última década e visa ser Carbono Neutro até 2030

Mato Grosso do Sul se destaca como polo florestal do Brasil; entenda

O estado de Mato Grosso do Sul consolidou-se como um dos maiores polos florestais do Brasil, com um crescimento significativo impulsionado pelos sistemas integrados de produção, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Segundo a Indústria Brasileira de Árvores, em apenas uma década, a área de florestas plantadas no estado aumentou 88%.

Em 2014, Mato Grosso do Sul registrava 833 mil hectares de florestas plantadas; no ano passado, esse número ultrapassou 1,5 milhão de hectares. Em 2024, a área cresceu 15% no estado.

Destes, 99,5% correspondem ao eucalipto, destinado à indústria de celulose. Mato Grosso do Sul ocupa a vice-liderança no ranking nacional de árvores plantadas, atrás apenas de Minas Gerais, e busca ser o primeiro estado Carbono Neutro do Brasil até 2030.

Crescimento sem impacto na pecuária

A expansão florestal do estado é acompanhada por um aumento na capacidade de integrar diferentes atividades. No que se refere aos sistemas integrados de produção, como a ILP e a ILPF, Mato Grosso do Sul é o líder nacional, com mais de três milhões de hectares nessas modalidades.

O crescimento da área de florestas plantadas não prejudicou a pecuária. Em 20 anos, o estado reduziu suas áreas de pastagens em mais de 15%, muitas delas convertidas para o cultivo de eucalipto, sem impactar a produção de carne, que aumentou em quase 10% no mesmo período.

Essa situação demonstra que a intensificação e o uso inteligente da terra, por meio da integração, permitem ao pecuarista ceder áreas para outras culturas e ainda assim aumentar sua produção. O estado, portanto, se destaca na implementação de práticas sustentáveis que favorecem tanto a agricultura quanto a pecuária.

Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.

Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.

Sair da versão mobile