Professor Flávio Massone, referência na anestesiologia veterinária, morre aos 80 anos 

Diversos

Professor Flávio Massone, referência na anestesiologia veterinária, morre aos 80 anos 

Massone desenvolveu um respirador artificial para uso em cirurgia de animais de grande porte e era professor emérito da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp

Professor Flávio Massone
Foto: CRMV

Morreu nesta segunda-feira, 29, Flavio Massone, Professor Emérito da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, em Botucatu (SP). O acadêmico é um dos grandes nomes da anestesiologia veterinária e sofreu complicações da Covid-19.

Massone tinha 80 anos e, em sua longa carreira, desenvolveu um respirador artificial para uso em cirurgia de animais de grande porte, em formato de maleta portátil. O aparelho, tão eficiente quanto seu similar convencional, importado, custa 30% menos. 

Por meio de nota, a diretoria da FMVZ lamentou o ocorrido. “ O professor Flávio Massone foi uma das pedras angulares sob as quais a história da FMVZ foi construída. É também o responsável pelo reconhecimento da Anestesiologia Veterinária como especialidade no Brasil. Através dos inúmeros anestesiologistas brasileiros que conviveram ou foram orientados pelo professor Flávio Massone, ele deixa como legado a consolidação da Anestesiologia Veterinária Brasileira como uma especialidade respeitada internacionalmente. Sua partida deixa um vácuo enorme que será sentido em todo o Brasil”, disse.

O professor Flávio Massone concluiu a graduação em Medicina Veterinária, pela USP, no ano de 1967. Era Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Farmacologia pela USP.

Aposentou-se como professor titular junto ao Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária e recebeu o título de Professor Emérito da FMVZ no ano de 2012. 

Ao longo dos anos publicou dezenas de artigos científicos em periódicos especializados, lançou livros e orientou dissertações de Mestrado, teses de Doutorado e trabalhos de Iniciação Científica.

Sua principal área de atuação era a Anestesiologia Veterinária. Foi diretor científico do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária por dois mandatos e atuava atualmente como vice-presidente da Sociedade Paulista de Anestesiologia Veterinária.

Sair da versão mobile