Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ANÁLISE DO CEPEA

Veja como os preços regionais do boi se comportaram no mês de abril

Cepea fez um balanço sobre a movimentação do mercado bovino no período, que, apesar dos diversos feriados, teve fechamento positivo

integração lavoura-pecuária , Fazenda Conforto
Foto: Planeta Campo

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgou uma breve análise sobre o mercado bovino no mês de abril. Segundo a instituição, de uma forma geral, os preços dos animais para abate estiveram firmes até a Semana Santa. Da Páscoa em diante, começaram a perder força em várias praças, mas, ainda assim, o fechamento do mês foi positivo (maior que o encerramento de março) para a maioria.

O Cepea também informou que as praças de grande destaque no período foram Oeste da Bahia e Barra do Garças (MT), com valorizações de 14% e de 7,5% respectivamente, ao longo de abril. Norte de Minas e Colider vêm na sequência com ganhos por volta de 6%.

Cuiabá, Cáceres e Centro-Sul Baiano acumularam alta de cerca de 5%. Em Rondonópolis, Sorriso, Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e Cassilândia, o preço médio do boi aumentou entre 3 e 4%.

No Noroeste do Paraná e no Triângulo Mineiro, a arroba avançou por volta de 2%.

Queda

Ainda de acordo com o Cepea, as praças com menores ganhos foram São Paulo, Pará e Rondônia. Goiânia finalizou abril no mesmo patamar que os anteriores e Rio Grande do Sul, Tocantins, Rio Verde (GO) e Norte de Goiás tiveram preços médios, no encerramento de abril, por volta de 1,5% menores que no final de março.

Corte da carne bovina

Quanto à carne com osso no atacado da Grande SP, o dianteiro e a ponta de agulha se destacaram com aumentos entre 6 e 7% ao longo do mês. Já o conjunto traseiro, com os cortes mais caros, subiu apenas 1%.

No acumulado, a carcaça casada de boi se valorizou 3,4% e a de vaca, 2,1%. O preço médio da carcaça de boi no mês foi R$ 22,94/kg, expressivos 31% maior que a média deflacionada de abril do ano passado (R$ 17,53), destacou o Cepea.

Sair da versão mobile