Veterinários participam de simulação de emergência em enfermidades avícolas | Canal Rural

Veterinários participam de simulação de emergência em enfermidades avícolas

Ação serve para treinar servidoresVeterinários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de órgãos de Defesa Sanitária Animal de 11 Estados participam do Exercício Simulado de Emergência Sanitária com enfoque em sanidade avícola, de 25 a 31 de julho, nas proximidades de Londrina/PR. O objetivo é preparar cerca de 80 participantes do sistema nacional de saúde animal para respostas, rápidas e efetivas, a possíveis ameaças à sanidade do plantel nacional de aves.

O exercício faz parte do curso de gestores e executores em emergência, promovido pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa/OMS), em cooperação técnica com o Mapa. O Departamento de Saúde Animal do Mapa já notificou à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre o simulado. O Brasil é livre de influenza aviária em humanos e aves e o exercício reforçará o treinamento dos médicos veterinários oficiais em saneamento de focos de doenças emergenciais avícolas.

Participam profissionais da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná e do Ministério da Defesa, que auxiliarão nas ações conjuntas de contingência à influenza aviária no âmbito da sanidade avícola e da saúde humana. O médico veterinário da Coordenação de Sanidade Avícola (CSA), da Secretaria de Defesa Agropecuária/Mapa, Bruno Pessamilio, vai participar do exercício em Londrina.

Entre as atividades programadas estão vigilância epidemiológica, colheita e envio de amostras para diagnóstico laboratorial, controle e monitoramento de trânsito, ações de desinfecção, comunicação e educação sanitária. As ações desencadeadas no treinamento possibilitarão a aplicação e aprimoramento do Plano de Contingência para Influenza Aviária e Doença de Newcastle do Mapa, assim como do Guia Operacional, elaborado pelo Grupo Executivo Interministerial para Implantação do Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Influenza. 

Sair da versão mobile