Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

INFLAÇÃO DOS ALIMENTOS

Abiec aprova as medidas para baixar os preços anunciadas pelo governo

Presidente da Abiec afirmou que a entidade apoia as medidas e que o setor da indústria da carne bovina acompanha as ações com atenção

Roberto Perosa, secretário de Comércio no Ministério da Agricultura. Foto: Canal Rural
Foto: Canal Rural

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Roberto Perosa, acompanhou, ao longo desta quinta-feira (6), as reuniões sobre as tratativas em torno dos preços dos alimentos.

Ontem, o governo anunciou medidas para tentar reduzir os preços dos alimentos aos consumidores. Entre as ações, o café, o açúcar, o milho, o óleo de girassol, o óleo de palma, a sardinha e as massas alimentícias terão a alíquota de importação zerada.

Após o encontro, Perosa gravou um vídeo afirmando que a entidade apoia as medidas e que o setor da indústria da carne bovina acompanha as ações com atenção. De acordo com o presidente da Abiec, o setor já apresenta retração em seus preços, um compromisso com o povo e o governo brasileiro.

“Nós acompanhamos a reunião a tarde toda, estamos de acordo com as medidas que foram tomadas e seguiremos apoiando as medidas que possam beneficiar toda a população brasileira”, afirmou.

Para que possam entrar em vigor, as ações precisam passar pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). Dessa forma, a União deixará de arrecadar, no caso da carne, alíquota de 10,8%; no caso do café, de 9%; no caso do açúcar, de 14%; e no caso do milho, de 7,2%.

Além de zerar a alíquota de importação, o governo informou a ampliação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que permitirá que leite, mel, ovos e carnes sejam registrados. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a meta é aumentar de 1.550 para 3.000 os registros no sistema, o que pode trazer mais competitividade e redução de custos no setor de proteína animal.

Sobre a Abiec

A Abiec reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Atualmente, o Brasil exporta cerca de 25% da carne bovina produzida no país, que é negociada para centenas de países em todo o mundo, seguindo rigorosos padrões para atender às demandas do mercado.

Sair da versão mobile