Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PREÇOS DOS ALIMENTOS

Serviço de Inspeção Municipal pode contribuir com os preços dos alimentos?

Governo quer ampliar o sistema; objetivo é gerar competitividade para os produtos, podendo contribuir com a queda nos preços dos alimentos

alimentos em feira livre
Foto: Motion Array

Além de zerar a alíquota de importação de produtos, o governo anunciou outras medidas, como a ampliação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que permite que leite, ovos, carnes e outros alimentos inspecionados em municípios e estados possam ser vendidos em todo o país.

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, disse nesta quinta-feira (6), que o governo vai tornar por um ano o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), responsável pela inspeção de produtos de origem animal localmente, equivalente à abrangência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), que concede o selo nacional.

A medida será autorizada para os alimentos que não correm nenhum risco de precarização sanitária, como é o caso do leite, do mel e dos ovos, citou Fávaro.

Alimentos que não estragam

“Nós vamos, por um ano, dar os efeitos do SIM para todo o território brasileiro. Os produtos em que não ocorre nenhum risco de precarização sanitária, como leite fluido, mel, ovos e alguns outros, vamos dar esse efeito. Então, por um ano, o sistema SIM terá equivalência do sistema Sisbi, para que a gente continue também ampliando isso, e dando competitividade e oportunidade para os produtos da agricultura familiar brasileira”, disse Fávaro no anúncio de medidas para redução do preço dos alimentos.

O governo colocou como meta que 3 mil municípios façam a adesão do Sisbi. Atualmente, esse número já avançou de cerca de 300 para em torno de 1,5 mil.

“Importante dizer que o sistema de inspeção brasileiro foi criado pelo governo do presidente Lula em 2006. É uma inspeção federal semelhante ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), só que não permite exportação. Ela é usada somente para unificar o sistema de inspeção nacional. De 2006 a 2022, temos 306 municípios brasileiros que aderiram ao Sisbi. O número é ainda muito baixo diante da quantidade de municípios brasileiros. Presidente já pediu que intensificássemos isso”, afirmou Favaro.

Sair da versão mobile