Governo lança painel virtual sobre gripe aviária no Brasil

PLATAFORMA

Governo lança painel virtual sobre gripe aviária no Brasil

A plataforma pode ser consultada por qualquer pessoa e será atualizada duas vezes ao dia, às 13h e às 19h

O Ministério da Agricultura lançou um painel online para consultar casos confirmados de gripe aviária.

A plataforma é de acesso público e terá atualizações duas vezes ao dia, às 13h e às 19h, quando os laudos das investigações confirmarem a detecção do vírus.

Até agora, foram confirmados 24 casos em aves silvestres nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O painel informa que ainda há 17 casos em investigação, aguardando resultados laboratoriais após a coleta de amostras das aves.

Desde o ano passado, foram conduzidas mais de 1.200 investigações de suspeitas de doenças respiratórias e nervosas em aves.

Essas suspeitas envolvem tanto a gripe aviária quanto outra doença chamada de Newcastle.

Em alguns casos, é possível descartar a suspeita com base em avaliações realizadas por médicos veterinários, sem a necessidade de coleta de amostras para análise laboratorial.

Nos casos considerados prováveis de doenças aviárias, é obrigatória a coleta de amostras para diagnóstico laboratorial.

Após análises que resultem em resultados negativos para gripe aviária e doença de Newcastle, esses casos são descartados e a investigação é encerrada. Desde janeiro do ano passado, foram coletadas mais de 200 amostras, conforme indicado no painel do Ministério da Agricultura.

É importante ressaltar que a população não deve recolher aves doentes ou mortas, devendo contatar o serviço veterinário mais próximo para evitar a propagação da doença.

O ministério reforça que o Brasil mantém seu status de país livre da gripe aviária, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal, uma vez que não há registros dessa doença na produção comercial.

Sair da versão mobile