VIDA NO CAMPO

Conheça o melhor produtor de perus do Brasil

Valceu Catuzo, produtor rural de Vila Seca, no Rio Grande do Sul, é um dos pioneiros na criação de matrizes de perus no Brasil

Valceu Cattuzzo, produtor rural de Vila Seca, no Rio Grande do Sul, é um dos pioneiros na criação de matrizes de perus no Brasil. Ele começou a sua atividade em 2010 e, desde então, vem obtendo bons resultados.

Valceu conta que sempre teve interesse pela avicultura. Sua irmã é produtora de peru e ele já ajudava ela na atividade. Além disso, ele também trabalhou no carregamento de frangos para vizinhos.

História de vida

Em 2008, Valceu decidiu que queria iniciar a sua própria criação de perus. Ele entrou em contato com uma integradora e começou a preparar a sua propriedade para a atividade.

No entanto, houve uma interrupção nos planos de Valceu por um problema da integradora.

Ele ficou dois anos sem trabalhar, mas continuou a cuidar da sua cabanagem.

Em 2010, outra integradora comprou a propriedade e Valceu teve a oportunidade de retomar a sua atividade. Ele começou com a criação de perus de corte e, em 2012, começou a criação de matrizes.

Melhor produção de perus do Brasil

Família Cattuzzo, produtor, perus
Foto: Ligados e Integrados

Atualmente, a Granja Nossa Senhora Aparecida, conta com uma produção de cerca de 200 mil perus por ano. A propriedade é dividida em duas etapas: a recria de matrizes e a produção de perus de corte.

Na recria de matrizes, as aves ficam cerca de 120 dias na granja. Nesse período, elas recebem uma alimentação balanceada e são submetidas a um rigoroso controle sanitário.

O trabalho de Valceu é reconhecido pela qualidade dos produtos que ele entrega. Ele já recebeu diversos prêmios, incluindo o de Melhor Produtor de Perus do Brasil, concedido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O produtor destaca a importância das parcerias para o seu sucesso, principalmente junto a família, onde tem apoio da sua esposa, dos seus filhos e da integradora.

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.

Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.