Mercado e Cia

'Normas do governo pelo agro precisam entrar em prática o quanto antes'

O comentarista Glauber Silveira aponta que, após a criação de normas e leis, é preciso fazer com que o resultado chegue ao produtor o quanto antes

O setor agropecuário vem acompanhando com atenção o avanço do novo coronavírus no Brasil e os reflexos na cadeia produtiva. Na avaliação do comentarista Glauber Silveira, medidas preventivas são fundamentais para manter o fluxo de cargas no país e evitar o caos econômico.

Para ele, apesar de o Ministério da Agricultura estar fazendo um bom trabalho, é preciso acelerar as medidas práticas que de fato atendem aos produtores rurais. “A agilidade do governo pode ser um pouco maior, saindo da legislação para a prática. Eu acho que o governo tem que acordar, pois essas normas não estão entrando em prática”, disse.

Segundo o comentarista, medidas que são colocadas em decretos ou normas vigentes são boas para proteger o setor, mas o agronegócio precisa dessa aplicação com urgência.

Portos e contratos

A questão dos portos é um dos pontos que preocupa. Segundo ele, é fundamental manter o fluxo tanto para importação como para a exportação. “Temos uma safra por vir e vamos precisar muito dos fertilizantes, que chegam de fora do Brasil. O governo está tentando fazer uma prevenção para evitar qualquer estrangulamento nos portos e, por isso, a importância da conscientização para evitar o contágio do vírus, já que essa é a principal linha de combate, deixando as pessoas saudáveis”, falou.

Um dos gargalos que precisa ser resolvido, segundo Glauber, é a questão dos contratos. Se esses documentos não forem registrados, não se consegue comprar produtos e os cartórios estão morosos, mas o governo está agindo nisso e acredito que a situação ainda esteja sob controle.”