Mercado e Cia

Soja: estoques no Brasil e no EUA estão extremamente baixos, diz Conab

O mercado brasileiro vem consumindo os estoques de passagem de anos anterior, pois o consumo vem superando a produção local

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou números de estoques de soja nos Estados Unidos e no Brasil. O comentarista Glauber Silveira acompanhou o evento e conta que a entidade estima estoques norte-americanos em 3 milhões de toneladas, isso se a safra do país não tiver nenhum problema.

“Isso, com certeza, está deixando o mercado bastante nervoso. Apesar de estar aumentando a intenção de plantio, o mercado continue aquecido porque esse estoque é referência”, diz.

No Brasil, a Conab estima produção de 125 milhões de toneladas em 2020, com consumo de 132 milhões de toneladas, gerando déficit de 7 milhões de toneladas. Essa diferença foi retirada dos estoques de passagem de anos anteriores, mas a entidade não sabe ao certo quanta resta. “Estão fazendo um trabalho junto o IBGE para identificar”, diz.

Diante disso, a companhia aposta em preços da soja na Bolsa de Chicago acima de US$ 15 por bushel, alta de 50% em relação à média histórica, que é de US$ 10 dólares por bushel.