Rural Notícias

Covid-19: Justiça decreta lockdown em 21 cidades de Mato Grosso

A determinação levou em conta o colapso da rede de saúde na região, que já não tem mais leitos de UTI para atender pacientes com a doença

Termina nesta quarta-feira, 1º, o prazo dado pela Justiça Federal para que 23 municípios do oeste de Mato Grosso adotem o lockdown para tentar conter o avanço dos casos de Covid-19. A determinação levou em conta o colapso da rede de saúde na região, que já não tem mais leitos de UTI para atender pacientes com a doença. Em meio a este cenário, também pode sobrar para o setor produtivo, que teme os impactos da medida.

A decisão assinada pelo Juiz Rodrigo Bahia Lins atende a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, em conjunto com Defensoria Pública da União, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública de Mato Grosso. O pedido foi feito em razão do aumento expressivo de casos de Covid-19 na região, que levaram a um colapso no sistema de saúde local.

De acordo com a Justiça, o lockdown deve ser adotado nas cidades de Araputanga, Comodoro, Conquista d’Oeste, Curvelândia, Figueirópolis d’Oeste, Glória d’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d’Oeste, Mirassol d’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale de São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trindade, além de Cáceres, que já havia decretado lockdown no último dia 22 de junho e prorrogou os efeitos da medida até a próxima segunda-feira, 5.