Rural Notícias

Ministério da Agricultura passará por trocas nos próximos dias; veja quem sai

Secretário de Agricultura Familiar e de Política Agrícola deixam os cargos logo após o lançamento do Plano Safra 21/22

Faltando poucos dias para o anúncio oficial do Plano Safra 2020/2021, o Ministério da Agricultura se prepara para algumas movimentações em cargos do alto escalão. Segundo apuração do Canal Rural, o atual secretário de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, recebeu o convite para integrar o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) como diretor de projetos em novembro de 2020. Schwanke deixará o ministério no dia 30 de junho para assumir o posto de diretor no IICA, na Costa Rica, já a partir de 12 de julho.

A entrada no novo posto apenas em julho deste ano foi acertada com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O objetivo era que o secretário seguisse integrando a equipe da pasta até a definição do Plano Safra 21/22.

Para o lugar de Schwanke, o nome escolhido foi o do atual secretário de Política Agrícola, César Halum, que já faz o trabalho de transição há cerca de uma semana. “Como já atuei com extensionismo rural, fiquei feliz com o convite de assumir a Secretaria de Agricultura Familiar. A equipe deve ser mantida como está, seguiremos o trabalho que já vem sendo feito no ministério”, afirmou o atual secretário de Política Agrícola.

Ainda não há definição para a vaga deixada por Halum, mas o nome mais cotado é do ex-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Guilherme Soria Bastos, que hoje é o assessor especial da ministra Tereza Cristina.