Rural Notícias

Produtor aproveita bons preços e compra fertilizantes para safra 21/22

De acordo com a consultoria FCStone, este é o melhor momento para adquirir esses insumos

Os preços dos fertilizantes, que são os mais baixos dos últimos anos, estão estimulando os produtores a fecharem o pacote de adubos para a safra 2021/2022. As informações são da consultoria FCStone, que acredita que este é o momento ideal para comprar insumos.

O analista de mercado Marcelo Mello garante que compra antecipada é exclusivamente de oportunidade e preço atrativo, e que o setor de fertilizantes está tranquilo no que se trata o novo coronavírus.

Como a antecipação é muito grande, o analista alerta o produtor para tomar cuidado com taxas extras cobradas pelos produtores internacionais e indica o uso de derivados do fertilizante como estratégia alternativa para evitá-las.

Diferente de Marcelo Mello, o comentarista Benedito Rosa acredita que os principais motivos para a compra antecipada é a insegurança em relação à logística por causa da pandemia e o provável resultado positivo na relação de troca.

Benedito Rosa explica que o mercado de fertilizantes sofreu algumas modificações no início de 2020 depois de uma queda de preços no segundo semestre de 2019 e, depois da paralisação causada pelo coronavírus, os agricultores ficaram inseguros com o sistema logístico. “O principal é que a relação preço do fertilizante e preço no futuro das principais commodities no Brasil é favorável aos agricultores nesse momento”, diz.