Rural Notícias

‘Redução de subsídios e aumento de custos comprometem rentabilidade do produtor’

O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud avalia nova modalidade de crédito privado e impactos para o pequeno produtor

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou nesta quinta-feira, 8, em evento virtual, uma nova modalidade de crédito privado a produtores rurais, o CRA Garantido. O projeto foi criado pelo Ministério da Agricultura e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com Miguel Daoud, essa nova modalidade de crédito privado será um desastre. “O Brasil tem ao todo 3,9 milhões de pequenos produtores que vivem da sua produção familiar, o financiamento do Pronaf atinge um pouco mais de 2 milhões. O custo de produção já aumentou e vão aumentar o custo do produtor com esse financiamento”, pontua.

“A PEC que aprovou o auxílio emergencial tem um dispositivo que prevê a redução para 0% do subsídio agrícola, ou seja, em cinco anos pode-se perder tudo. Esse projeto não ajuda os pequenos produtores, que é quem temos que defender”, adiciona.

Com a pandemia e o fim das merendas escolares, os agricultores familiares foram prejudicados. “A agricultura brasileira não é só soja, milho, café, carne, etc. Grande parte do alimento da mesa brasileira vem da agricultura familiar”, completa.