RS deve ser declarado zona livre de febre aftosa sem vacinação Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

RS deve ser declarado zona livre de febre aftosa sem vacinação

O estado deve receber o certificado internacional da OIE na próxima quinta-feira, 27

O Rio Grande do Sul está com a atenção voltada para a sessão geral da Assembleia Mundial da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que acontece na semana que vem, de forma virtual. No evento, a OIE deve homologar o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Com a decisão, a indústria de carnes acredita em um aumento das exportações, principalmente para os suínos.

A diretora do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, Rosane Collares, afirma que todo o estado está muito feliz com o trabalho construído entre o serviço público, empresas e produtores rurais.

“No ano passado, encaminhamos o pleito para a OIE. Já houve 2 reuniões com especialistas e eles afirmaram que até maio deste ano os delegados poderiam se manifestar em relação a medida. Agora, esperamos no dia 27 receber o certificado internacional e dar continuidade às negociações das carnes”, afirma.

O certificado permitirá uma grande abertura de mercado, principalmente para exportação. “Apesar de termos um mercado aquecido com a China, não podemos exportar carne com osso ou miúdos por causa da vacinação”, explica.

Sair da versão mobile