Sul do Brasil terá ventania com mais de 70 km/h, mas chuva não vem

Nesta quinta, as rajadas já atingiram os 84 km/h em cidades como Barra do Chuí, que ficam localizadas no extremo sul do Rio Grande do Sul

A previsão é de mais vento nesta sexta-feira em parte do sul do Brasil. Foto: Pixabay

O destaque para a previsão do tempo nesta sexta-feira, 13, será a região produtora de grãos, fumo e arroz do Rio Grande do Sul que não recebem chuva significativa há mais de 30 dias. Uma frente fria avançou rapidamente pelo estado, mas deixou mais ventos do que chuva. 

As rajadas atingiram os 84 km/h em cidades como Barra do Chuí, que ficam localizadas no extremo sul do rio Grande do Sul. Volumes bons para as lavouras ainda não foram registrados. 

Nesta sexta-feira, dia 13, a frente fria ainda  deixa Santa Catarina e Paraná com condições para pancadas de chuva, mas o Rio Grande do Sul já tem novamente o dia ensolarado. A sensação será de calor no estado com máximas superiores a 35°C. Chove de forma isolada, passageira e sem grande intensidade em áreas da serra gaúcha e no extremo oeste do estado, neste último a chuva acontece principalmente no período da noite. 

Com a frente fria avançando bem rápido os ventos ganham intensidade e podem passar dos 70 km/h entre o litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná podem passar dos 50 km/h. 

No sábado, dia 14, a frente fria já terá avançado em direção ao oceano, mas a condição para chuva volta nos três estados por conta de um sistema de baixa pressão no interior do continente. São previstos temporais  com chance de queda de granizo em todo o Rio Grande do Sul e os maiores volumes são esperados na região da fronteira sul e oeste onde a chuva já pode começar pela manhã. 

No norte do Paraná também chove na forma de temporais com raios e trovões. Como as pancadas ocorrem intercaladas com períodos de melhorias, o sol aparece e as temperaturas sobem com a sensação de calor predominando nos três estados. 

O domingo, 15, será marcado por chuva volumosa no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Na região da Campanha Gaúcha, o céu tem predomínio de nebulosidade e chance de chuva a qualquer hora do dia.

Nas demais áreas da região Sul a chuva acontece em forma de pancadas passageiras e menos volumosas, mas ainda assim podem estar acompanhadas com raios, trovões e ventania. Na faixa leste de do Paraná incluindo a capital Curitiba e no Vale do Itajaí o domingo começa com muitas nuvens e há condição para formação de nevoeiros.  Condição para queda de granizo na metade sul gaúcha. A nova semana começa e ainda há expectativa de chuva nos três estados, o tempo firma antes no Rio Grande do Sul com o avanço de uma nova massa de ar seco.