Rural Notícias

“Vitória de Biden pode impor restrições às exportações do Brasil”

Professor de economia da USP analisa impactos da eleição americana no Brasil

Os americanos foram às urnas nesta terça-feira, 3, para escolher entre a reeleição de Donald Trump e a eleição do democrata Joe Biden. O dólar fechou com alta de 2,13% depois de uma forte queda no início do dia histórico.

O professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), Celso Grisi, afirma que, caso aconteça a reeleição de Trump, a relação Estados Unidos – Brasil vai permanecer a mesma.

“A reeleição não traz nada mais do que o continuísmo dessa relação de Bolsonaro e Trump e sem nenhuma vantagem para o Brasil”, relata.

Com a possível eleição do democrata Joe Biden, o cenário muda. De acordo com Grisi, o nível de incerteza está crescendo muito com as previsões que apontam a vitória de Biden, o que afeta diretamente o Brasil. “É de se esperar que o Biden coloque uma sobretaxa em produtos brasileiros e venha desincentivar o investimento americano no Brasil e isso repercutiu no dólar, fazendo a moeda subir ainda mais”. “Eu acredito que ele [Joe Biden] vai criar barreiras para o agro brasileiro e isso é promessa de campanha”, completa o professor da USP