R$ 1 BILHÃO DE INVESTIMENTO

CEO Global da JBS celebra novas fábricas em Rolândia: 'As mais modernas da empresa'

Gilberto Tomazoni, destacou em entrevista ao programa Ligados & Integrados, que o investimento em Rolândia faz parte da estratégia da empresa de crescer no segmento de produtos de valor agregado

A JBS inaugurou nesta sexta-feira (27) duas fábricas em seu complexo industrial na cidade de Rolândia, no norte do Paraná. As novas instalações representam um marco significativo no avanço da estratégia da empresa, no que diz respeito à expansão de produtos de valor agregado, com foco nos segmentos de empanados de frango e salsichas.

As fábricas ocupam um terreno de 257 mil metros quadrados, com 54 mil metros quadrados de área construída e empregam cerca de 4.500 colaboradores.

Empenho no crescimento de produtos de valor agregado

JBS
Foto: JBS

O CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, destacou em entrevista ao programa Ligados & Integrados, que o investimento em Rolândia faz parte da estratégia da empresa de crescer no segmento de produtos de valor agregado.

“Nós queremos que esse grupo de produtos, de negócio cresça dentro do nosso portfólio”, afirmou Tomazoni.

“Nós começamos com um grande investimento com a Seara em 2023, e a partir daí nós investimos não só no Brasil, mas também na Europa, México, EUA e Austrália.”

O executivo destacou ainda que as novas fábricas em Rolândia são as mais modernas da JBS.

“Essas fábricas aqui seguramente são as mais modernas da JBS, porque são as últimas que nós estamos fazendo. É uma fábrica projetada pela Seara, não é uma fábrica que compramos de uma unidade, ninguém forneceu para nós. Nós conseguimos usar os nossos conhecimentos de outras fábricas e trouxemos equipamentos dos EUA, Europa, assim de vários países, de maneira que o conjunto de coisas, torne essa fábrica, será uma referência em nível de qualidade e de sustentabilidade”, disse Tomazoni.

“Nós usamos um aprendizado que nós temos nos EUA, Europa, para conjuntamente as tecnologias existentes permitem que a gente possa ter esse nível de automação, qualidade dos produtos que a gente produz.”

Geração de empregos e desenvolvimento regional

JBS
Foto: JBS

Além de representar um avanço na estratégia da JBS, as novas fábricas também têm um impacto positivo para o desenvolvimento regional.

“Só aqui em Rolândia, vocês sabem que nós somos, a JBS já é o maior empregador do Brasil”, afirmou Tomazoni. “Só aqui em Rolândia hoje nós temos aqui na fábrica 3.800 mil colaboradores. Essas 2 novas fábricas vai elevar esse número a 6 mil colaboradores.”

O executivo também destacou que a JBS está trabalhando em parceria com o governo estadual e municipal para qualificar a mão de obra local.

“Nós temos um grande trabalho, uma parceria muito grande, tanto com o Governo do Estado quanto com o Governo Federal, quanto o Governo Municipal, e nós estamos todo mundo trabalhando de uma maneira sinérgica, para que a gente possa ter as pessoas qualificadas, da maneira que a gente necessita aqui nessa fábrica”, disse Tomazoni.

Mercado interno e externo

As novas fábricas em Rolândia estão direcionadas, neste primeiro momento, ao mercado interno. No entanto, a JBS não descarta a possibilidade de exportar os produtos no futuro.

“Rolândia hoje é uma unidade exportadora”, afirmou Tomazoni. “Essas duas fábricas estão direcionadas nesse primeiro momento ao mercado interno. Porém, nada impede, a partir do momento em que a gente tiver oportunidade, ou o mercado brasileiro for suprido iremos atender o mercado internacional.”

Sustentabilidade

JBS
Foto: JBS

As novas fábricas da JBS em Rolândia representam um importante passo para a empresa no avanço de sua estratégia de crescimento no segmento de produtos de valor agregado. Além de gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento regional, as novas instalações também reforçam o compromisso da JBS com a inovação e a sustentabilidade.

“A companhia tem feito um grande esforço no caminho de tornar todos os processos produtivos mais eficientes e sustentáveis. Vocês sabem da nossa meta de Net Zero para 2040. Não só investimos em sistemas atuais para torná-los mais sustentáveis, como investimos em novas tecnologias, investimentos que vocês têm acompanhado em plant-based, na regeneração do solo, numa agricultura mais sustentável, não só na grande camada de produtores, mas também nos pequenos. O nosso Fundo JBS Amazônia acaba de anunciar um investimento importante nos microprodutores rurais que podemos ajudar. Aqui na fábrica trouxemos as tecnologias mais modernas existentes, o que permitirá à companhia inovar muito, porque quando se traz uma tecnologia, viabiliza inovações muito significativas. Tudo isso vai permitir que a Seara continue reforçando a proposta de ter os melhores produtos no mercado, com foco na qualidade.”

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.

Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.