EXPANSÃO

´Tenho a intenção de chegar até 1 milhão de aves’, prevê produtor integrado do Paraná

Avicultores da região de Rolândia (PR) estão confiantes com a solidez de mercado e otimistas com a inauguração das novas fábricas da JBS

produtor integrado JBS; avicultor; produtor rural
Carlos Eduardo Maia, avicultor.

No último dia 27 de outubro, a JBS inaugurou duas modernas fábricas no complexo industrial de Rolândia, localizado no norte do Paraná. Essas instalações fazem parte do plano de investimentos de R$ 8 bilhões anunciado pela empresa em 2019. Para atender à crescente demanda por alimentos processados gerada por essas fábricas, são mais de 1.600 produtores integrados em todo o estado.

O sistema de integração funciona como uma parceria de trabalho entre o produtor rural e a empresa integradora, onde envolve a suporte na operação, juntamente com a rastreabilidade do produto desde o início da cadeia de produção até a entrega aos consumidores.

João Campos, CEO da Seara, afirmou que o crescimento da empresa é acompanhado pelo desenvolvimento de seus produtores integrados. “Nos últimos anos, a gente vem investindo na expansão do negócio da Seara e junto com o investimento também tem sido acompanhado pelos investimentos dos nossos integrados.”, explicou João. 

O evento de inauguração, realizado no dia 27 de outubro, contou com a presença de diversos produtores da região, incluindo Vinícius Manha, um avicultor integrado JBS, que está na atividade desde 2010. Inicialmente, ele possuía 4 aviários e hoje opera 13 no município de Mandaguari, na região de Rolândia (PR). Vinícius destacou a importância do sistema de produção integrado e do processo de expansão da empresa. “A gente tem também a pretensão de aumentar, então é essencial para nós um empreendimento desse tamanho aqui”, afirmou o produtor. 

Carlos Eduardo Maia, outro avicultor integrado, contou à equipe do Ligados & Integrados, que tem como objetivo continuar crescendo junto com a JBS. Atualmente, ele é coordenador da Cadec e membro da comissão técnica da agricultura do estado do Paraná, onde possui 17 galpões em atividade e está com projeto de expansão junto com a Seara de chegar a 21 aviários em 2025. 

“Tenho a intenção de chegar até 1 milhão de aves, confiando justamente na solidez do mercado. E tudo isso que a JBS faz repercute não só pro município sede da indústria, mas lá no campo também, gerando emprego, renda e expansão que acontecem também no número de galpões”, reforçou Carlos. 

Carlos expressou seu orgulho em participar do momento de expansão e crescimento de uma das maiores empresas do segmento. “A gente encontra aqui as duas pontas da cadeia, se não é a gente no início da cadeia fazendo o frango, e chega a momentos como esse na parte da industrialização”, afirmou. 

Ivan Carlos Zechin, gerente regional da Seara no Paraná, explicou que para abastecer o complexo, é necessário contar com produtores em 64 municípios próximos à fábrica. Ele elogiou a dedicação das pessoas na região, que compartilham da paixão pela produção de frango. “Eu acredito que a cidade vem com essa vocação de empreender de anos. As pessoas, estão sempre dispostas a trabalhar e fazer o seu melhor”, disse ele. 

Inauguração das fábricas

Foto: Imprensa JBS

A JBS inaugurou no dia 27 de outubro, duas fábricas no complexo industrial na cidade de Rolândia, norte do Paraná. Ocupando um terreno de 257 mil metros quadrados, com 54 mil de área construída, o centro fabril emprega 4.500 colaboradores e permitirá à Seara avançar em sua estratégia de expansão em produtos de valor agregado, em particular no segmento de empanados de frango, em que já detém mais de 30% de participação de mercado, e também no de salsichas, para o qual tem planos ambiciosos.

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.

Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.