Ligados & Integrados

Modernização da granja exige cuidados especiais

Estruturas elétricas devem ser planejadas e protegidas para garantir a segurança na implantação da estruturas tecnológicas no campo

A modernização da granja com o auxílio da tecnologia pode transformar completamente os processos e aumentar a produtividade, desde que a manutenção desses novos equipamentos esteja sempre em dia. Por isso, a energia elétrica é um dos componentes que merece maior atenção, já que é a responsável direta pelo funcionamento dos equipamentos.

Priorizando a segurança da granja, o avicultor Rodrigo Recanelli, do interior de São Paulo, realizou diversas adaptações estruturais quando modernizou os aviários. 

“Construímos um poste transformador geral com relógios e disjuntores. É importante que eles estejam sempre fechados e identificados com placas indicando a possibilidade de choque elétrico, evitando riscos para quem está ao redor”, explica o produtor.

A instalação de energia fotovoltaica exigiu, ainda, a construção de um outro espaço para comportar os inversores – responsáveis por transformar a energia solar em energia elétrica. O acompanhamento da performance desses equipamentos  é realizado através de um aplicativo de celular que informa, por exemplo, quando existe algum problema elétrico, otimizando o fluxo de manutenção.

Ter um gerador de energia próprio também faz toda a diferença quando o objetivo é modernizar sua granja e, esse equipamento, merece uma atenção especial. Assim como um automóvel, é importante verificar e trocar o óleo do motor, realizar as trocas de filtros, garantir que o tanque de combustível esteja cheio, além de ser necessário checar a carga da bateria constantemente. 

Por fim, a granja conta com um painel que controla o desempenho de todos os equipamentos elétricos. Com esse dispositivo é possível conferir a temperatura do aviário, verificar a umidade e, até mesmo, ligar os equipamentos que distribuem rações, para manter o alimento sempre disponível para os frangos.

“Contamos com o sistema que realiza a troca da água, bem como a análise de sua temperatura. Se a temperatura da água estiver muito quente, principalmente a dos pintinhos, o equipamento realiza o freio automático”, explica o produtor.

Através desse painel é possível, também, controlar parte do poço artesiano, que disponibiliza água para as aves.

Um sistema de sirene garante a segurança do controlador. Caso exista algum problema na rede elétrica, a sirene toca como aviso de que existe algo fora da conformidade e, assim, podemos realizar a manutenção a tempo e evitar prejuízos, tanto para os animais, quanto financeiros.