ABPA acredita que não vai faltar milho para produção de proteínas

Rural Notícias

ABPA acredita que não vai faltar milho para produção de proteínas

Entidade analisa paralisação das tradings na Argentina e a movimentação do mercado nesse início de 2021

Diversas entidades vendedoras de milho da Argentina decidiram paralisar suas atividades em protesto contra a decisão do governo Alberto Fernandez de proibir a exportação do cereal nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. Além disso, grupos de produtores independentes planejam realizar assembleias durante este mês para avaliar possíveis medidas de força contra a decisão oficial.

De acordo com o Ministério da Agricultura do país, a medida foi tomada em pleno plantio do milho 2020/2021 para garantir o abastecimento local do cereal para setores que o utilizam, como o avícola, entre outros ligados à produção.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin, a decisão não deve afetar significativamente o mercado brasileiro. “A Argentina não exportava milho para o Brasil em 2020 , então o fechamento não será de grande impacto para o setor de carne, suínos e aves. Nós acompanhamos bem de perto a situação e acreditamos na palavra da ministra, que veio à ABPA e disse que não vai faltar milho no Brasil esse ano. De fato, o estoque de passagem é menor, às vezes em alguns lugares há falta de disponibilidade por problema de comercialização, não há falta física do produto”, explicou.

Sobre os preços, ele diz que o milho não deve ter picos de altas como no fim de 2020. “Estamos com o milho em patamares maiores que do primeiro semestre, mas não como foi no fim do ano. As exportações foram 18% menores do que no ano anterior, a gente entende que será um ano positivo, mas em patamares mais elevados do que a gente esperava”, disse.

Para o criador, a dica segundo Santin é se adiantar e conversar com o produtor de milho. “Fazer contratos antecipados e não acreditar em especulações”, orienta.

Sair da versão mobile