Energia solar: pedidos de outorga crescem 270% em um mês

Rural Notícias

Energia solar: pedidos de outorga crescem 270% em um mês

Presidente da Absolar afirma que além de reduzir seus gastos com eletricidade, o produtor rural pode ganhar dinheiro abastecendo consumidores

Em abril, o número de pedidos de outorga de fontes de geração de energia solar fotovoltaica subiu 270% em relação a março, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Levantamento da entidade aponta que, entre outubro de 2019 e março de 2020, foram registrados pedidos de mais de 11 gigawatts de projetos solares, a maioria em Minas Gerais.

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), Rodrigo Sauaia, diz que o setor rural tem aprendido e visto oportunidades na energia fotovoltaica. “O produtor pode, com esta tecnologia, reduzir os gastos de energia elétrica e fazer novos negócios, transformando o sol em energia que pode abastecer suas necessidades e de consumidores urbanos”, diz.

Mesmo com dificuldades enfrentadas por consequência do coronavírus, como o fornecimento de equipamentos que vinham da Ásia, o setor não sofreu grandes perdas já que o produtor rural não para suas atividades e necessita de energia elétrica, diz ele.

Sair da versão mobile