Fracionamento de terra para garantia pode tornar crédito mais barato

Rural Notícias

Fracionamento de terra para garantia pode tornar crédito mais barato

Deputados da FPA alegam que, atualmente, produtores são obrigados a alienar toda a propriedade em um investimento de valor mais baixo

crescimento no PIB, dinheiro, desenvolvimento
Foto: Canal Rural

O Projeto de Lei 2.053 de 2018 permite que o produtor rural dê uma fração da propriedade como garantia em financiamentos de crédito agrícola. O pedaço específico teria valor equivalente ao empréstimo, não deixando toda a fazenda na mão de um único agente financeiro.

A medida está pronta para ser votada na Câmara dos Deputados e, segundo o deputado federal Neri Geller (PP-MT), pode baratear o acesso aos recursos. “Quanto mais garantia real você tiver e menos risco de não pagamento, automaticamente o agente financeiro baixa os custos”, afirma o parlamentar.

Geller exemplifica a situação atual dos produtores brasileiros: “Muitas vezes, você tem uma propriedade avaliada em R$ 30 milhões e pega custeio de R$ 800 mil. Compromete toda essa garantia em primeiro grau quando tem uma sobra muito grande. Isso torna o agricultor refém, porque os outros agentes não pegam em segundo grau”, diz.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), defende a proposta. “Nada pode ser contra a liberdade do proprietário e nada pode ser exigido dele além do valor equivalente à garantia do empréstimo sacado”, pontua.

A proposta também acaba com a dependência dos cartórios, diz o presidente da FPA, pois toda vez que o produtor tem que oferecer o patrimônio como garantia, precisa ir ao cartório e fazer novas matrículas. “Ele acaba saindo com uma quantidade enorme de papel embaixo do braço”, conta o líder da bancada ruralista.

Alceu Moreira diz que a bancada busca uma agência ou instituição que seja capaz de ter fé pública e crédito, para evitar a burocracia. “Temos órgãos de absoluta credibilidade que podem fazer isso. Já fazem em outros setores, como o caso do comércio automobilístico. A venda de veículos é feita dessa forma, não tem cartório. Por que para agricultura tem que ter?”, questiona o parlamentar.

Segundo Neri Geller, entre as opções estaria a possibilidade de fazer o crédito rotativo da garantia ficar não só para uma operação, mas para várias. “Talvez até para dois ou três anos”, diz.

Sair da versão mobile