Governo federal lança programa para agilizar regularização fundiária

Rural Notícias

Governo federal lança programa para agilizar regularização fundiária

Municípios onde existem terras rurais da União aptas ao processo ou assentamentos da reforma agrária podem acessar a página do programa

O governo federal lançou nesta quarta-feira, 10, o programa Titula Brasil, para agilizar a regularização fundiária. O projeto foi desenvolvido em conjunto pelo Ministério da Agricultura, Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Secretaria Especial de Assuntos Fundiários (Seaf).

Municípios onde existem terras rurais da União aptas a regularização fundiária ou assentamentos da reforma agrária podem acessar a página do programa e preencher o formulário de adesão.

Na página, as prefeituras vão encontrar as orientações para a elaboração do plano de trabalho e posterior assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Incra, visando efetivar as atividades previstas na lei 11.952 de 2009, que disciplina a regularização fundiária em terras rurais da União.

Além do programa, foi lançado o aplicativo Titula Brasil, criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para atender às demandas do Incra no contrato de desenvolvimento de serviços e sistemas, assinado em dezembro passado. De acordo com o Ministério da Agricultura, o objetivo do contrato é automatizar e desburocratizar o processo de regularização com segurança por meio de soluções tecnológicas.

Na cerimônia de lançamento do programa e do aplicativo, a ministra Tereza Cristina disse que o Titula Brasil vai melhorar a qualidade de vida de muitos brasileiros que precisam dessa regularização. “vai trazer dignidade, renda e benefícios, não só para aquela pessoa, mas para toda a região. Quando vamos entregar títulos com o presidente Jair Bolsonaro em alguns lugares, a gente vê a emoção dessas pessoas quando pegam seu título na mão. Muitos falam: ‘é a nossa alforria’”, disse a ministra.

Segundo o secretário Especial de Assuntos Fundiários do ministério, Nabhan Garcia, o programa vai beneficiar milhares de famílias que ajudaram a colonizar o Brasil e até hoje não têm seu titulo de propriedade. “Estamos dando um grande passo para levar mais cidadania, dignidade, segurança jurídica, segurança social e segurança econômica ao campo”, afirmou.

Para aderir ao Titula Brasil, a prefeitura terá que preencher o formulário na página do Incra. Os técnicos vão informar sobre os assentamentos e terras da União aptas a regularização para fundamentar o plano de trabalho do município. Uma vez aprovado, será assinado o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as partes.

Após a assinatura do ACT será criado o Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF), formado por representantes do Incra e dos municípios. Antes de iniciar a coleta de informações, os integrantes do NMFR serão treinados e capacitados pelo Incra.

Sair da versão mobile