Há motivos para desespero com recessão apontada pelo Banco Central?

Rural Notícias

Há motivos para desespero com recessão apontada pelo Banco Central?

Economista Felippe Serigati, da GV Agro, faz uma análise sobre o atual momento econômico do Brasil e indica uma perspectiva positiva

O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu nesta segunda-feira, 12, em Brasília, paciência à população e ao mercado financeiro depois de o Banco Central indicar nova recessão da economia. O índice de atividade econômica, o IBC-Br, uma espécie de prévia do produto interno bruto, mostra que a economia brasileira apresentou recuo de 0,13% no segundo trimestre de 2019.

Como o nível de atividade econômica já havia caído 0,2% nos três primeiros meses do ano, o cenário indica que a atividade econômica entrou numa recessão técnica, caracterizada por dois trimestres seguidos de queda do PIB.

De acordo com o economista e pesquisador da GV Agro Felippe Serigati, a alta expectativa do mercado brasileiro junto ao cenário econômico internacional ajudaram na recessão técnica, que influencia em uma nova perspectiva mais favorável para o segundo semestre. Ele acrescenta que, para a cadeia produtiva, é melhor travar os preços em um valor para garantir o retorno do que especular pelo alto risco de prejuízo.

Para o segundo semestre de 2019, a expectativa vai de acordo com a resolução de algumas medidas econômicas, como as reformas, que podem trazer mais crescimento a economia. Em comparação com 2018, o crescimento econômico já é significativo, mesmo em processo lento.

Sair da versão mobile