Brasil está dividido entre área de ar seco e chuvas volumosas; confira a previsão

Diversos

Brasil está dividido entre área de ar seco e chuvas volumosas; confira a previsão

Para os próximos sete dias, a previsão do tempo indica bons índices de chuva para o Mato Grosso, com volumes que devem chegar a 100 mm

As frentes frias que atuam no Sudeste não conseguem avançar. Elas estão paradas no Paraná e em São Paulo. Com isso, com isso predomina uma massa de ar seco que mantém o tempo firme na Bahia, parte de Tocantins leste de Goiás e ainda boa parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Para os próximos sete dias, a previsão do tempo indica bons índices de chuva para o Mato Grosso, com volumes que devem chegar entre 100 e 150 mm. No entanto, o padrão das chuvas deve mudar entre os dias 27 de janeiro a 4 de fevereiro para algumas regiões do Sudeste e no Paraná. “Devemos ter uma elevação das temperaturas. Embora ainda exista a chance de precipitações, esses volumes agora acontecem em forma de pancada”, diz o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

Apesar da diminuição das chuvas nos próximos sete dias, a umidade do solo ainda é elevada, em regiões como oeste da Bahia, oeste e sul de Minas e parte de Goiás. Por outro lado, a situação preocupa em algumas localidades do Espírito Santo, zona da mata mineira e também áreas do Nordeste como Vale do Jequitinhonha e Vale do São Francisco, onde a umidade do solo está baixa em áreas de irrigação.

“O que preocupa é que como não há previsão de chuva significativa e isso pode trazer problemas no inverno, quando pode faltar disponibilidade de água para as lavouras no meio do ano”, destaca Oliveira

Sair da versão mobile