Reaproximação do Brasil com Argentina facilita negociações com outros países, diz Benedito Rosa

Rural Notícias

Reaproximação do Brasil com Argentina facilita negociações com outros países, diz Benedito Rosa

Ministros da agricultura anunciam a derrubada de 31 barreiras comerciais existentes entre Argentina e Brasil

Nesta terça-feira, 9, os ministros da agricultura da Argentina e do Brasil anunciaram a derrubada de 31 barreiras comerciais existentes entre os dois países. Com a medida, cerca de 50 produtos são afetados tanto pela abertura ou reabertura de mercados quanto pelas atualizações de protocolos.
De acordo com o comentarista do Canal Rural e ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Benedito Rosa, a relação comercial entre Argentina e Brasil sempre foi tumultuada. “Os argentinos criam dificuldades adicionais no comércio e os brasileiros respondem fazendo o mesmo, o que gera um esfriamento nas relações comerciais”, afirma.

Segundo Rosa, com a economia em recessão, a Argentina tende a fazer uma política de controle cambial e então importa apenas o necessário. “Os argentinos colocam muitas dificuldades burocráticas. Há licenças de importações que poderiam ser automáticas e já estão paradas há mais de 120 dias. Agora, os dois ministros resolveram facilitar o comércio do ponto de vista burocrático”, destaca.

Sair da versão mobile