'Fim da greve na Argentina não significa, necessariamente, queda no preço da soja'

Rural Notícias

'Fim da greve na Argentina não significa, necessariamente, queda no preço da soja'

Analista explica que estoques curtos e seca na Argentina contribuem para a elevação das cotações; veja o que esperar

Após 20 dias de paralisação, indústria e sindicatos chegaram a um acordo para encerrar a greve de trabalhadores portuários e de esmagamento na Argentina. O anúncio foi feito na terça-feira, 29, à noite, após reunião que durou mais de nove horas no Ministério do Trabalho.

Na abertura desta quarta-feira, 30, a notícia de sindicatos e empresas argentinas entraram em acordo voltou a pressionar as cotações. É esperado que com o fim da paralisação, que durou cerca de 20 dias, aumente a exportação de soja do país.

Apesar de ser um fator de baixa, o cenário mundial tende a deixar o preço da soja consolidado nas próximas semanas, como explica o analista de mercado da StoneX, Jonas Pizzato.

“Ao longo do dia notamos que o mercado continua bem firme. Isso porque vivemos uma condição de estoque e uso de soja bem complicado. Os estoques dos EUA, Brasil e do mundo estão mais curtos, frente a uma demanda muito aquecida, principalmente da China, que se recupera da peste suína africana e que tem planos de ser autossuficiente em carne suína nos próximos anos”, explicou.

Segundo ele, outro fator que força o preço pra cima é a seca que atinge a América do Sul, sobretudo a própria Argentina. “Essa situação deve manter a soja na casa dos US$ 12,90, pois são muitos fundamentos altistas”, finalizou.

Sair da versão mobile