Sistema com fio de arame barateia cultivo da uva

Desenvolvido no interior de SP, método reduz custos de manejo e gastos com mão de obra

Fonte: Canal Rural

Pensando na redução de custos e na diminuição do trabalho com o manejo, um produtor do interior de São Paulo desenvolveu método de plantação que utiliza apenas arame na condução da uva.

Roberto losqui é um estudioso da agricultura. Na sua propriedade em Jundiaí, interior de São Paulo, mantém pomares com cinco tipos de fruta e sempre testa maneiras de aumentar a produtividade, gastando o mínimo possível. Foi nessas tentativas que nasceu o método de cultivo de uvas, com apenas um fio de arame.

“A preocupação de todo produtor é diminuir custo e mão de obra para ganhar competitividade. Pensando em alguns modelos já existentes, pensamos: por que não fazer um novo tipo de espaldeira? No qual não precisasse amarrar a planta, o que tiraria bastante mão de obra da amarração”, diz ele.

O modelo implantado no ano passado é testado com uvas, tanto de mesa como as usadas para a produção de sucos. Para garantir a sustentação da fruta no arame, a poda dos brotos é periódica, o que permite que os galhos se estabilizem e fiquem resistentes.

“A gente vai percebendo que o galho se estabiliza, reforçando todo o poder vegetativo que vem dos cachos”, afirma o produtor. “Assim, caiu para 1/3 a mão de obra necessária. Um manejo em que eu preciso simplesmente ter um fio de arame.”

Nossa equipe convidou Moisés Storino, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas, para conhecer o método de espaldeira de um arame. Depois de entender o manejo, ele destacou que a produtividade com a condução do fio pode ser reduzida, mas, no fim das contas, o produtor sai ganhando pela redução de custos com mão de obra: “Essa espaldeira simplificada atua sobretudo na diminuição de custo”.