Saiba a importância de regular os pulverizadores

Ajustar corretamente o equipamento eleva a produtividade e reduz custos com agroquímicos em até 30%

Pode parecer estranho, mas a empresa que realizou um estudo ligando a má regulagem das máquinas agrícolas, com o baixo rendimento das lavouras, não é uma fabricante de pulverizadores. Na verdade, ela produz o agroquímico usado nas lavouras e garante que este ajuste pode economizar até 30% dos gastos com o insumo.

Cada gota que sai do pulverizador é muito importante para o bom desenvolvimento da lavoura. Em muitos casos, o equipamento não recebe a manutenção adequada e prejudica o resultado da aplicação, garante o gerente técnico Basf, Gabriel Zeni. “Levando em consideração que para o defensivo alcançar o seu potencial máximo, a máquina também precisa estar ajustada, resolvemos investir em um treinamento adequado”, conta ele.

Leia mais:
Soja: turbine suas máquinas para começar bem o plantio
Plantio de soja é iniciado com meta de baixar custos

Segundo os estudos da empresa, que conta com a parceria do Instituto Dashen, a partir do momento que a soja fecha as entrelinhas apenas 16% do produto aplicado chega à parte inferior da planta. “Com isso o produtor precisa aplicar mais produto e os custos ficam bem mais elevados”, afirma Zeni. “Esta má regulagem dos maquinários agrícolas pode causar um prejuízo de até 30% nos custos de produção.”

A empresa que por ano visita mais de 170 produtores, explica que vai até a propriedade faz um aferição das máquinas e de como são usadas e então sugere mudanças, para tentar evitar prejuízos. “É difícil não ter perdas, mas podemos minimizá-las com este treinamento”, garante Zeni.