Soja Brasil

Soja Brasil: dois dias com boas chuvas para parte do Paraná e de São Paulo

Segundo a meteorologia, há chance de instabilidades de norte a sul destes estados, mas algumas áreas terão no máximo garoas leves. Confira a previsão para todo o país!

As tão esperadas chuvas finalmente retornaram para parte do Sul e Sudeste do país. Muitas áreas ainda não devem receber volumes tão adequados para o plantio da soja, mas pelo menos terão alguma umidade para ir condicionando o solo. Confira a previsão completa!

SUL

A quinta-feira será marcada por chuvas com bons volumes no norte do Rio Grande do Sul, toda Santa Catarina e boa parte do Paraná, que deve ter garoas até mesmo no norte do estado. Os maiores acumulados devem ocorrer ali próximo a Palmas (PR), no extremo sul paranaense, com 45 mm.

Na sexta-feira, 8, as chuvas devem dar uma trégua ao Rio Grande do Sul, apesar de ainda ter previsão de garoas leves no extremo leste e norte do estado. Santa Catarina segue com previsão de chuvas espalhadas por todo o estado, mas nos limites com o Rio Grande do Sul as instabilidades devem ser manchadas e menos volumosas. Já o Paraná segue recebendo chuvas em quase todo o estado, incluindo o norte. Os maiores acumulados, no entanto, acontecem ali próximo a Ivaí (50 mm) e Apucarana (50 mm).

SUDESTE

As chuvas também se espalham por boa parte das áreas de soja de São Paulo nesta quinta-feira. Os maiores acumulados acontecem no sul do estado, enquanto o norte é a exceção e terá tempo seco. Em MInas Gerais as instabilidades se concentram desde o sul do estado e parte da faixa leste. O triângulo mineiro e norte seguem com tempo seco.

Na sexta-feira as chuvas se espalham por todas as áreas de soja de São Paulo, atingindo incluisve o norte do estado. Mas na parte de cima do mapa a tendência é de garoas manchadas. Em Minas Gerais as chuvas também se espalham, chegando agora ao triangulo mineiro, mas também de maneira manchada. O norte do estado segue sem chuvas.

CENTRO-OESTE

Na quinta-feira, a condição para pancadas isoladas de chuva persiste ainda no sul de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso. Mas nas demais áreas, a massa de ar seco segue atuando e as temperaturas são ainda muito altas na região, passando ainda dos 40°C em vários pontos. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar.

A semana termina com tempo firme predominando no Brasil Central, por conta da atuação da massa de ar seco e quente. Mesmo assim, há chance de chuva isolada entre o sul de Mato Grosso do Sul e norte e oeste de Mato Grosso, com potencial para trovoadas e rajadas de vento significativas.

NORDESTE

Não há previsão de chuvas para as áreas de soja da Bahia, Maranhão e Piauí nesta quinta e na sexta-feira.

NORTE

Na quinta-feira, a chuva segue se espalhando por grande parte da região, com potencial para temporais entre o Acre, Rondônia, Amazonas e parte do Pará. Enquanto isso, Tocantins ainda tem tempo firme.

A semana deve terminar sem grandes mudanças no tempo na região Norte. Enquanto o oeste tem chuva associada a instabilidades tropicais, o leste da região segue com tempo firme e bastante seco.

Leia mais notícias sobre soja