Soja Brasil

Soja: chuvas ganham força Sul, mas tempo seco permanece na Bahia

Em Mato Grosso do Sul também há previsão para temporais, enquanto o norte de Goiás e Minas gerais se com tempo seco

As chuvas permanecem atuando sobre a parte debaixo do mapa brasileiro. Enquanto boa parte do Sul e Sudeste recebem bons e constantes volumes de chuvas. Parte do Nordeste, norte de Minas Gerais e Goiás seguem sem receber uma gota de água.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

Nesta quarta-feira as chuvas se espalham ainda mais pela região Sul e desta vez afetam boa parte do Rio Grande do Sul também. Os maiores acumulados e, chance para tempestades, devem ocorrer na parte oeste do Paraná. Já o tempo seco deve se restringir apenas ao sul gaúcho.

Na quinta-feira as chuvas ainda afetam os três estados, mantendo as maiores intensidades entre o Paraná e o oeste de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul as chuvas voltam a ficar restritas a parte norte do estado.

SUDESTE

Nesta quarta-feira as chuvas voltam a ficar concentradas em todo estado de São Paulo, sul de Minas e uma pequena parte do triângulo mineiro. O restante do estado de Minas Gerais terá tempo firme e seco.

Na quinta-feira a previsão mostra que além de São Paulo, onde as instabilidades se mantém estacionadas, as chuvas avançam e agora afetam o centro-sul de Minas Gerais, enquanto o restante do estado segue seco.

CENTRO-OESTE

Na quarta-feira, segue a condição para temporais em Mato Grosso do Sul, inclusive em Campo Grande, onde há risco para granizo, acumulados elevados e ventania. Isso por conta da atuação de áreas de instabilidades em diversos níveis da atmosfera, somadas ao transporte de umidade da Amazônia. Em outras áreas, as instabilidades diminuem um pouco mais. O tempo firme predomina entre o norte de Goiás e nordeste de Mato Grosso.

Na quinta, um corredor de umidade segue atuando desde a região Amazônica e passa pelo oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mantendo o tempo instável e com risco para temporais nestas áreas. Fica o alerta novamente para eventual queda de granizo, ventania e volumes mais significativos de chuva. Entre o leste de Mato Grosso e Goiás, o tempo firme predomina.

NORDESTE

A Bahia segue sem previsão de chuvas nesta quarta-feira. As chuvas que afetam a região devem ocorrer entre o sul e leste do Maranhão e o oeste e norte do Piauí.

Na quinta-feira o cenário se repete da mesma forma que o dia anterior, ou seja, Bahia seca e chuvas entre o Piauí e o Maranhão.

NORTE

Quarta-feira com condição para chuva em grande parte do Norte do país. Os maiores acumulados devem ocorrer entre o Amazonas e o Acre. Nas demais áreas a chuva ocorre com menores volumes, mas ainda vem acompanhada de descargas elétricas. Essa chuva deve ocorrer especialmente na parte da tarde, por conta da combinação entre calor e umidade. Tempo firme no Tocantins.

Quinta-feira ainda com condição para chuva e temporais pela região Norte do país. A Zona de Convergência Intertropical provoca chuva com trovoadas entre o norte do Pará e Amapá. Enquanto isso, no oeste da região áreas de instabilidade no alto da atmosfera seguem favorecendo a formação de nuvens carregadas e temporais isolados. A chuva deve retornar aos poucos entre o norte e centro do Tocantins, incluindo a capital Palmas. Mas o sul do estado segue com tempo seco.

Leia mais notícias sobre soja