Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fábrica de defensivos faz 35 mil análises anuais para evitar contaminação cruzada

Acompanhe o controle no complexo industrial de agrotóxicos no novo Canal Rural Na EstradaO Canal Rural Na Estrada dessa semana investiga a logística dos defensivos agrícolas. A visita a um complexo de fabricação de defensivos agrícolas em Londrina (PR) é uma das várias das etapas do processo. A indústria é composta por oito fábricas, que se dividem em diversos tipos de produtos, desde fungicidas até herbicidas.

Nos laboratórios do complexo, são feitas 35 mil análises anuais para assegurar a qualidade nos 45 milhões de litros de defensivos produzidos em um ano. A separação por tipo de insumo garante a segurança no processo de produção. Quem detalha a importância da separação das várias produções internas é o gerente de operações Leonardo Mattos:
 
– Essa fábrica produz vários tipos de herbicidas, mas apenas um produto por vez para evitar risco de contaminação cruzada, ou seja, um produto não contaminar o outro. Hoje está bem famosa a questão da soja e do milho transgênicos, que são resistentes ao glifosato. Se eu contamino este com outro herbicida, a aplicação do produto pode acabar com essa resistência.

A maioria das fábricas de defensivos se concentra no Sudeste, mas o mercado está crescendo em fronteiras agrícolas, a partir do Centro-Oeste. Com isso, o planejamento da distribuição dos produtos está mudando. O escoamento da produção da planta de Londrina é resumido pela gerente de logística da fábrica, Fernanda Nasraui:

– Temos armazéns espalhados pelo Brasil. Saindo da fábrica, enviamos os caminhões direto para os eles e, de lá, é feita a consolidação da carga: monta-se a carga conforme a necessidade do cliente, e vai entregando conforme o combinado com o cliente.

As revendas locais têm investido cada vez mais dinheiro com transporte, já que os defensivos têm sido desenvolvidos para render em cada vez menor quantidade, reduzindo o volume do material a ser embarcado como carga. 

O Canal Rural Na Estrada vai ao ar no domingo, às 8h, e às 20h. Confira abaixo uma prévia do novo episódio:

Clique aqui para ver o vídeo

• Assista o episódio anterior de Na Estrada

• Produtores de milho de Mato Grosso cobram garantia de marcas detentoras da tecnologia Bt 

Sair da versão mobile