Gigante do agro, SC quer política nacional para distribuição da safra de milho

Mais Milho

Gigante do agro, SC quer política nacional para distribuição da safra de milho

Baixos estoques do cereal na Conab tornam mercado volátil e não conferem segurança alimentar à cadeia produtiva de proteína animal, afirma secretário de Agricultura

Dos 26 estados brasileiros, Santa Catarina ocupa a vigésima oposição em área, com apenas 1,1% do território nacional. Mas, apesar do tamanho, o estado é um gigante no agronegócio, sendo o 5º maior produtor de alimentos do país.

Santa Catarina se destaca na pecuária leiteira, na produção de mel, arroz, cebola, maçã, fumo e na piscicultura. É o maior produtor de suínos do Brasil e o segundo de aves. No oeste catarinense mantém um moderno sistema de produção, integrando criadores e indústrias de processamento. Um verdadeiro cluster de tecnologia e logística voltado à produção de proteína animal, define o secretário de Agricultura de Santa Catarina, Altair Silva.

“O estado entra com a proteção da sanidade, com a assistência técnica e também com pesquisa. O grande responsável pela geração de empregos é o sistema agro industrial estabelecido aqui”, diz o secretário.

O setor responde pela geração de 700 mil empregos diretos e indiretos no estado e é responsável por 31% do PIB local. Em 2020, o volume de exportação do agro catarinense somou quase R$ 32 bilhões, correspondendo a 70% do total exportado pelo estado e a 6,4% do total embarcado pelo agronegócio brasileiro.

“A gente não está contando nesses 31% [do PIB do estado] os serviços sobre o agro. A cadeia de frigoríficos aqui tem de 50 mil a 60 mil empregados diretos dentro da fábrica e 240 mil pessoas envolvidas na cadeia da proteína animal”, afirma o diretor da Abramilho, Enori Barbieri.

Para continuar a ser referência na produção de proteína animal, Santa Catarina precisa aumentar a oferta de milho, principal insumo para a fabricação de ração. No ano passado, a demanda local pelo cereal foi de 7,3 milhões de toneladas, sendo que 81% disso – quase 6 milhões de toneladas – vai para a alimentação de suínos e aves. Já a produção estadual de milho, incluindo a primeira e a segunda safras, foi de 2,8 milhões de toneladas. Ou seja, um déficit de 4,5 milhões de toneladas, que deve se ampliar em 2021.

“A estimativa de produção inicial [no estado] era de 2.9 milhões nesta safra. Com a estiagem de setembro e outubro e, agora, com a cigarrinha, que está muito forte em Santa Catarina e Paraná, segundo nosso último relatório, o total chega 2,19 milhões. Já caiu 700 mil toneladas”, alarma-se o analista Haroldo Tavares Elias, da Epagri-SC.

Santa Catarina compra milho de outros estados e de outros países, especialmente do Paraguai. Mas o custo alto compromete a produção e tira competitividade. Em um ano, o milho valorizou 61% e o farelo de soja, 113%. Barbieri, da Abramilho, diz que é necessário haver políticas públicas que estimulem o produtor que migrou para a soja a voltar a plantar milho. O incentivo ao seguro rural, a criação de financiamentos e linhas de crédito são opções que permitiram ao pequeno produtor fazer compras antecipadas e também investir em infraestrutura para secar e armazenar o milho.

“Uma colheitadeira colhe 5 mil sacas de milho por dia. Nós não temos estrutura para secar 5 mil sacas de milho por dia. Um silo de uma cooperativa seca 2 mil-3 mil sacas de milho por dia. Com três ou quatro produtores colhendo milho no mesmo dia, já vai haver milho estragado”, diz o diretor da Abramilho.

O ideal seria a criação de programa nacional para a distribuição da safra de milho produzida no Brasil. É fundamental que o país diminua a exportação de produtos primários e agregue valor aos seus preciosos grãos, na visão do secretário de Agricultura catarinense.

“Nós precisamos criar uma política nacional e a Conab [Companhia Nacional de Abastecimento] tem que liderar isso. Os estoques de milho da Conab têm sido muito baixos. Isso faz com que o mercado fique extremamente volátil e não tem uma segurança alimentar para a cadeia produtiva da pecuária brasileira, especialmente de Santa Catarina”, afirma Altair Silva.

“Tem que conceber esse projeto nacional. No porto de Imbituba [no sul catarinense], teve um navio ao mesmo tempo chegando da Argentina e um outro partindo levando milho para o Irã. Um saindo e outro chegando. Então é complicada essa logística”, cobra o analista Haroldo Tavares Elias.

O que Santa Catarina pede é uma política nacional de sustentação da indústria transformadora, para que o “pequeno” estado siga sendo um colosso na produção de alimentos.

 

Sair da versão mobile