Algodão: terça-feira de leve baixa no Brasil

Ainda buscando um ajuste à paridade de exportação, as cotações do algodão no Brasil encerraram com leve queda nesta terça-feira. “Entre as variáveis formadoras de preços, a alta de Nova York foi em grande parte anulada pela queda do dólar em relação ao real. Com isso, a pluma brasileira segue valorizada em relação à norte-americana”, comenta o consultor da Safras& Mercado Élcio Bento.

Na média do polo industrial paulista a fibra fechou cotada a R$ 4,75 por libra-peso, com queda de 0,09% em relação ao dia anterior. No FOB exportação do porto de Santos/SP o produto brasileiro fechou a 83,84 cents de dólar por libra-peso (c/lb), subindo 0,80% em relação à véspera.

Ante ao contrato spot da Ice Futures (maio/2021), a pluma finalizou cotada a um valor 5,8% superior, contra 6,8% superior do fechamento anterior. Há uma semana era 1,1% superior e há mês 3,1% superior. “O prêmio positivo mostra que, apesar da indústria ter reduzido o apetite comprador, a procura segue sendo superior aos poucos lotes ofertados pelos produtores”, diz o consultor.

Por Agência Safras