Biden assina decretos com medidas de combate às mudanças climáticas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou, nesta quarta-feira, 27, três decretos com medidas de combate a mudanças climáticas, incluindo a suspensão de novas licenças para exploração de petróleo e gás em território federal, além de incentivos ao desenvolvimento de energias limpas e renováveis.

O decreto “Lidando com a crise climática em casa e no exterior” estabelece uma Força Tarefa Nacional para o Clima, reunindo líderes de 21 agências e departamentos federais, em modelo semelhante ao grupo reunido para combater a pandemia da Covid-19.

Biden disse que, após o decreto assinado na segunda-feira pra incentivar a compra de produtos norte-americanos, a primeira ordem executiva assinada aumentará o poder do governo federal de comprar veículos de energias renováveis, como os elétricos, e que esta iniciativa vai gerar ao menos 1 milhão de empregos.

Segundo Biden, sob o decreto ficam suspensos novos licenciamentos para exploração de petróleo e gás em territórios federais, e é lançada uma revisão rigorosa de todas as práticas de permissões relacionadas a combustíveis fosseis. A ordem executiva se compromete com a meta de conservar pelo menos 30% de terras e oceanos do país até 2030.

 Por Agência Safras