Café: geada em Patos de Minas (MG) compromete 30% da safra 2022

A geada de intensidade forte registrada em Patos de Minas, no centro-oeste de Minas Gerais, nesta terça-feira (20), pode ter comprometido cerca de 30% do potencial produtivo esperado para as lavouras a serem colhidas na safra 2022, de acordo com levantamento da Emater local.

Segundo o engenheiro-agrônomo Oswaldo Ferreira Filho, em anos pares a região de Patos de Minas espera colher normalmente 2.100 quilos por hectare de café arábica, contando com uma área cultivada de 120 mil hectares entre lavouras de sequeiro e irrigadas. “Com a forte geada de ontem, quando a temperatura ficou em 1 grau negativo, os ramos acabaram sendo atingidos, o que deve impactar a florada do café a ser colhido no próximo ano”, afirma.

No que tange à safra 2021, cujo rendimento médio em anos ímpares é tradicionalmente inferior aos anos pares, chegando ao redor de 1.800 quilos por hectare, a geada não trouxe grandes impactos, uma vez que as lavouras já estão em plena colheita. “Até agora cerca de 60% da produção esperada para 2021 já foi colhida”, pontua.

Por Agência Safras