Santa Catarina terá centro de informações estratégicas voltadas para o agronegócio

De acordo com a Federação de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), o Observatório do Agronegócio Catarinense deve iniciar suas operações ainda este ano com o objetivo de trazer dados estratégicos voltados para produtores rurais, técnicos e lideranças do setor produtivo. O projeto, liderado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa), e irá funcionar como uma central de informações para embasar a tomada de decisões e acompanhar o desempenho do agronegócio do estado de Santa Catarina.

O andamento do projeto do Observatório do Agronegócio Catarinense foi apresentado ao secretário da Agricultura, Altair Silva, na terça-feira (29), durante uma reunião com a equipe desenvolvedora. O Observatório vai concentrar em um só local as informações e análises de dados relativos à produção agropecuária, mercado, comércio exterior, comércio interestadual, agroindústrias, desempenho do agronegócio, infraestrutura de produção, crédito rural e dados regionalizados. As informações estarão disponíveis em uma plataforma online e dinâmica, que poderá ser acessada por produtores rurais, técnicos, lideranças e membros do Governo do Estado para embasar a tomada de decisões.

Para construir o Observatório, a Epagri/Cepa irá reunir os dados disponíveis na Secretaria da Agricultura, Epagri, Cidasc, Ceasa, entidades do setor produtivo, além da integração com bancos de dados estaduais e nacionais e dará atenção especial para a análise desses números. A intenção é construir inteligência a partir de dados e indicadores. O projeto prevê a reestruturação técnica do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), com aquisição de equipamentos, capacitação de funcionários e a criação de novos sistemas e aplicativos. A expectativa é de que o Observatório do Agronegócio Catarinense esteja em pleno funcionamento até o final deste ano.