Expointer 2023 tem recorde de público no primeiro dia evento Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EVENTO

Expointer 2023 tem recorde de público no primeiro dia evento

Neste sábado (26), apesar do frio, o tempo ensolarado ajudou a levar 99.093 visitantes ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

O primeiro dia da 46ª Expointer foi movimentado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Neste sábado (26), apesar do frio, o tempo ensolarado ajudou a levar 99.093 visitantes à feira.

Ao longo do dia, o público contou com uma série de eventos simultâneos sobre diferentes temas.

São mais de 450 eventos programados e 174 julgamentos, leilões e provas previstos para acontecerem durante o período da feira, que segue até o dia 3 de agosto.

Quem visitou a Expointer neste sábado, pôde conferir seminários, debates e exposições, como a degustação e venda de azeites gaúchos, as oficinas de harmonização de alimentos, as demonstrações de técnicas artesanais e a Vitrine da Carne Gaúcha, com foco em ovinos.

Variedade de experiências gastronômicas

Durante todo o dia, um dos espaços mais concorridos foi o Pavilhão da Agricultura Familiar.

Entre as novidades está a geleia de erva-mate, elaborada por uma produtora do município de Cristal. A erva-mate foi recentemente considerada patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul e um dos símbolos da identidade gaúcha.

“Onde a gente chega, as pessoas oferecem um chimarrão. É muito próprio do nosso estado”, destacou a agricultora familiar Rosa Maria Hartmann da Silva.

Para produzir a iguaria, a base é feita a partir do chá da erva-mate, além de açúcar e pectina do maracujá.

Já a matéria-prima para o doce de leite sem lactose, outro produto que está chamando a atenção do público, é côco e açúcar.

Além desses itens, a banca conta com geleias, frutas desidratadas e pequenas flores produzidas a partir de morangos, amoras, jabuticabas e pitaya, por exemplo.

As degustações de queijos curados no vinho, de doce de leite, ervas e orégano, além de cucas, salames e sucos, também capturaram a atenção dos visitantes do pavilhão, que, em sua 25ª edição, reúne 372 empreendimentos de todo o estado.

Em 2022, o faturamento da feira foi de R$ 7,146 bilhões. O público do evento foi de 772.914 visitantes.

Sair da versão mobile