Notícias - Soja Brasil

Soja Brasil: previsão começa a mudar e chuvas chegam ao Rio Grande do Sul

Até então, o sul do estado teria tempo seco, mas instabilidades vindas do Uruguai trarão chuvas para a região. Confira a previsão completa para todo o país!

Até a segunda-feira a previsão indicava no máximo algumas garoas pontuais no extremo sul do Rio Grande do Sul, nada que preocupasse. Pois a previsões mudou e agora são esperadas chuvas um pouco mais volumosas e generalizadas. Na terça-feira o volume aumenta ainda mais e é possível que na quinta-feira boa parte da região Sul registre chuvas. Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A previsão mudou para o Sul do país e as pontuais garoas previstas para acontecer na divisa com o Uruguai, agora e tornaram chuvas, que afetam quase todo o sul do estado. Os maiores acumulados não passam dos 5 mm, ali próximo a Jaguarão. O restante do estado, Santa Catarina e Paraná seguem com tempo firme.

Na quarta-feira a previsão é a mesma, ou seja, chuvas no sul e sudeste do Rio Grande do Sul e tempo seco nos demais estados da região. Em Jaguarão os acumulados chegam aos 10 mm. Segundo a Somar Meteorologia, há chance para intensas trovoadas, ventania e não se descarta a chance para queda de granizo e volumes mais expressivos sobre a região.

SUDESTE

Não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas do Sudeste do país nesta terça-feira.

Na quarta, o tempo seco ainda prevalece em São Paulo e Minas Gerais. Atenção novamente aos baixos níveis de umidade relativa do ar, especialmente durante a tarde.

CENTRO-OESTE

Tempo segue seco nesta terça-feira em toda a região Centro-oeste, com sol predominando durante todo o dia. Temperaturas mais amenas pela manhã, inclusive abaixo dos 15°C no sul de Goiás, e tardes mais quentes em toda a região. Em área como São Félix do Araguaia-MT, já são 45 dias sem registro de chuva. Situação semelhantes ocorre em áreas de Goiás.

Quarta-feira segue com tempo seco, com sol predominando entre poucas nuvens. A umidade relativa segue bem baixa. Nas horas mais quentes do dia atinge índices próximos aos 30%, principalmente entre Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, situação preocupante para a saúde e também para a ocorrência de queimadas na região.

NORDESTE

As chuvas vindas do litoral conseguem afetar a parte central da Bahia, ali próximo a Barra, só que com baixos acumulados, no máximo 3 mm. O restante do estado, incluindo toda a região oeste, o tempo segue seco. Já no Piauí e Maranhão a terça-feira será marcada por tempo seco.

Na quarta-feira as poucas chuvas em áreas agrícolas da Bahia se dissipam e o tempo seco deve prevalecer em todo o estado, assim como no Piauí e no Maranhão.

NORTE

A terça-feira é mais um dia com chuva entre a metade norte do Amazonas e Pará. Chove ainda nos estados de Roraima e Amapá, por conta da atuação de instabilidades tropicais sobre a região. Porém os maiores acumulados são esperados para a região de Belém-PA. Nas demais áreas a condição é ainda de tempo seco. Em Palmas, no Tocantins, já são mais de 23 dias sem chuva significativa e em Cacoal, em Rondônia, são 37 dias sem registro de chuva acima de 10 mm. No Acre a situação de estiagem também preocupa. O Rio Acre já está em alerta, o que gera problemas de navegação e no abastecimento de água.

Na quarta-feira pouca coisa muda na região Norte do país. Agora, porém, a chuva se espalha de maneira mais uniforme no Acre e no Sudoeste do Amazonas, mas ainda sem altos acumulados de chuva. No norte do Pará, Amapá e Roraima, áreas de instabilidade ainda provocam chuva volumosa. Tempo seco inibi a formação de nuvens carregadas no Tocantins e em Rondônia.

Veja aqui mais notícias sobre soja