Notícias - Soja Brasil

Soja: fim de semana será seco para o Rio Grande do Sul e a Bahia

Segundo a meteorologia, não há previsão de instabilidades para as áreas de soja dos dois estados que mais sofrem com a seca nesta safra. Confira a previsão para outros estados!

Os dois estados que mais sofrem com a seca nesta safra 2019/2020, Bahia e Rio Grande do Sul devem ter um fim de semana seco, atrapalhando ainda mais o desenvolvimento da soja. A falta de chuvas também afetará boa parte de São Paulo e Paraná. Chuvas mesmo só para Minas Gerais e nos estados do Centro-Oeste.

SUL

Não deve chover na região Sul desde esta sexta-feira, até o domingo pelo menos. As temperaturas máximas não devem passar dos 28ºC em nenhum dos três estados.

SUDESTE

As chuvas seguem escassas para a maioria das áreas de soja de São Paulo durante todo o fim de semana. Algumas tempestades estão previstas para acontecer somente no norte do estado, na divisa com Minas Gerais. Ali próximo a Jales pode acumular algo em torno de 40 mm neste sexta. Mas no sábado estão previstos apenas garoas na região.

Em Minas Gerais as instabilidades seguem instaladas sobre a parte sul e leste do estado. Tanto que em Uberaba os volumes podem chegar a 15 mm acumulados no dia. No Sábado as precipitações se espalham e passam a afetar distintamente a parte oeste e a leste, deixando o sul e o centro mais secos.

No domingo a tendência é de as chuvas ficarem restritas a parte sul e oeste de Minas Gerais.

CENTRO-OESTE

Nesta sexta-feira, a chuva se espalha por todo o Centro-Oeste, aliás, até volta a chover no Distrito Federal, mesmo que em forma de pancadas rápidas. Acumulados mais expressivos podem ser registrados no leste de Mato Grosso e no oeste de Goiás. Não se descarta o potencial para trovoadas e ventos moderados em toda a região. Há potencial para queda de granizo entre o sul de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul.

Faça sua inscrição pata a Abertura Nacional da Colheita da Soja abaixo!

BANNER COLHEITA ABERTURA

No sábado a chuva ainda se espalha por praticamente todo o Centro-Oeste. Aliás, há potencial de chuva volumosa na metade sul de Goiás. Tem previsão de chuva forte entre o norte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no Distrito Federal. Por outro lado, o tempo firme volta a predominar no sul de Mato Grosso do Sul devido ao avanço de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

Para o domingo, a tendência ainda é de chuva sobre a maior parte da região. São esperados acumulados expressivos na divisa entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. No Distrito Federal a chuva também se torna mais volumosa e não se descarta o risco de temporais. É apenas no sul de Mato Grosso do Sul que o tempo firme continua predominando.

NORDESTE

Os produtores de soja da Bahia continuarão preocupados com a falta de chuvas. Isso por que a previsão do tempo indica que o fim de semana será novamente para a região.

No Maranhão a situação é só um pouco melhor, pois pode garoar em alguns municípios localizados mais na parte central e leste, como em Estreito, podendo acumular até 6 mm nesta sexta. No sábado e domingo a situação piora e o tempo seca de vez.

Já no Piauí a tendência é de uma sexta-feira pouco chuvosa para a maioria do estado, restando algumas chuvas apenas para a parte centro-oeste do estado. No sábado as instabilidades aumentam na parte leste do estado e os acumulados podem passar dos 10 mm. No domingo ainda segue a previsão de garoas para a parte central do estado.

NORTE

Nesta sexta-feira, condição de chuva sobre toda a região Norte do Brasil devido a atuação de instabilidades em altos níveis da atmosfera. Por enquanto não há previsão de chuva volumosa, são pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor.

No sábado tem previsão de chuva em boa parte da região Norte devido a atuação de instabilidades em níveis mais altos da atmosfera. Vale ressaltar que serão pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol. No entanto, a novidade é o retorno do tempo firme em Roraima e no sul do Tocantins devido a presença de massas de ar seco capazes de inibir a formação de instabilidades.

No domingo pouca coisa muda e a tendência é de chuva sobre a maior parte da região nortista, mas novamente, a chuva ainda não deve ocorrer de forma volumosa. No sul do Tocantins e em Roraima, o tempo firme ainda predomina.

Veja mais notícias sobre soja