Bloqueio atmosférico mantém chuva concentrada no Sul na 1ª quinzena de março

Tempo

Bloqueio atmosférico mantém chuva concentrada no Sul na 1ª quinzena de março

Apesar do maior volume de precipitações previstos para o início de março, o panorama do clima deve mudar ao longo do mês 

O destaque da previsão do tempo para o início de março é o Sul do Brasil. A formação de um bloqueio atmosférico mantém a chuva mais concentrada na região durante a primeira quinzena de março.

No entanto, no decorrer deste mês, a chuva retorna para o centro e Norte do país enquanto começa a falhar no Sul. Por isso, a expectativa de chuva na região é de precipitação abaixo da média para este mês.

A previsão do tempo ressalta que esse cenário é preocupante para algumas áreas do Paraná, pois o solo está cada vez mais seco. O tempo sem chuvas também preocupa no interior de São Paulo e em Mato Grosso do Sul, onde a umidade do solo é baixa e não há previsão de chuva significativa para reverter o cenário.

Para este mês, a chuva fica acima da média no Rio de Janeiro, Minas, centro e norte de Goiás e norte de Mato Grosso. No Norte, oeste do Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre vão receber mais água do que o esperado.

Em relação às temperaturas, o calor acima da média será registrado em áreas do Nordeste, como Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e ainda no norte de Goiás e Minas. Para o Sul, a tendência também é de calor mais elevado, onde as temperaturas devem ultrapassar a média histórica na segunda quinzena de março.

 

 

Sair da versão mobile