Chuva atrapalha os trabalhos de campo, mas ajuda nos reservatórios Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Chuva atrapalha os trabalhos de campo, mas ajuda nos reservatórios

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), é a capacidade desde março de 2007

Embora o excesso de chuva esteja atrasando a colheita da safra de grãos no Brasil, os reservatórios de hidrelétricas apresentam o melhor nível desde março de 2007. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a capacidade dos reservatórios nas regiões Sudeste e Centro-oeste pode chegar a 85% no fim do próximo mês. E as chuvas não param.

+ Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

A semana começa com uma frente fria no oceano e uma área de baixa pressão atmosférica no litoral de São Paulo. A combinação destes dois sistemas mantém em alerta o litoral paulista, pois pode chover a qualquer a hora, inclusive em áreas de risco. Também pode chover forte no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e no oeste do Rio de Janeiro.

No Sul, a chuva mais intensa atinge Santa Catarina e o Paraná, com potencial para temporais, alagamentos e deslizamentos no leste destes dois estados e também no sudoeste e sul paranaense. Ainda em SC e no Paraná, há risco para rajadas de vento de 50 a 80 quilômetros por hora, na média, podendo superar esse valor na hora da chuva mais intensa, além de ter risco para queda de granizo. Do oeste ao sudeste de Santa Catarina e no noroeste ao nordeste do Rio Grande do Sul, a chuva pode vir também com granizo e ventos de moderada intensidade, com chuva de moderada a forte intensidade.

Chuva no Centro-Oeste, Norte e Nordeste

chuva - sete alertas meteorológicos
Foto: Unsplash

Também chove na parte central do Brasil, mas a maior parte de Mato Grosso do Sul vai ter os mais fortes temporais, com granizo e rajadas de vento, no decorrer do dia. Nas últimas 24 horas, a capital Campo Grande registrou 95 milímetros acumulados de chuva, o que corresponde a quase 55% da média de fevereiro, que é de 174 milímetros. O mês vai terminando com chuva acima do normal do estado, o que atrasou bastante os trabalhos de campo.

Na terça-feira (28), a chuva forte continua no leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e no Sul de Minas, com chance de volumes elevados e alto risco de transtornos. Alerta especial para o Vale do Itajaí (SC) e Vale do Ribeira (PR e SP). Nestas áreas, o risco de transtornos é maior.

No norte do Rio Grande do Sul, no Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste, a terça-feira será de tempo instável, com sol, nuvens e pancadas de chuva a qualquer momento, com potencial para trovoadas e ventos moderados. Tempo firme na maior parte gaúcha, inclusive em Porto Alegre, no norte de Minas Gerais e no interior da Bahia. Apenas nas áreas mais chuvosas, entre Santa Catarina e São Paulo, as temperaturas não sobem muito ao longo do dia.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile